Curso co-financiado pelo
Curso
  • C7-A1-CETPE_E - UFCD 8600 - Competências Empreendedoras e Técnicas de Procura de Emprego (Vs0)
Duração
  • 25 horas
Horário
  • Pós-laboral
Forma de organização predominante
  • Formação presencial/em sala (turma)
Objectivos Gerais:
  • Dotar os participantes com os conhecimentos básicos na área da competências empreendedoras e técnicas de procura de emprego.

Objectivos Específicos:
  • - Definir o conceito de empreendedorismo.

  • - Identificar as vantagens e os riscos de ser empreendedor.

  • - Identificar o perfil do empreendedor.

  • - Reconhecer a ideia de negócio.

  • - Definir as fases de um projeto.

  • - Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.

  • - Aplicar as principais estratégias de procura de emprego.

  • - Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.

  • - Identificar e selecionar anúncios de emprego.

  • - Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.

  • - Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.

Metodologia formativa
  • - No desenvolvimento do programa serão utilizados a seguinte triangulação de métodos: Afirmativo (exposição e/ou demostração); Interrogativo (realização de diálogos, argumentação); e ativo simulação, trabalho individual, projeto,), trabalhando, sempre que possível com dados dos candidatos participantes. Serão disponibilizados modelos e fichas trabalho aos formandos.

  • - A plataforma Microsoft Teams é muito simples de utilizar e permite que haja interatividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.

Metodologia de avaliação
  • Os formandos serão avaliados tendo em conta os critérios definidos na legislação: Portaria 230/2018 na sua atual redação, nomeadamente a participação, a motivação, a aquisição e aplicação de conhecimentos, a mobilização de competências em novos contextos, as relações interpessoais, o trabalho em equipa, a adaptação a uma nova tarefa, a pontualidade, a assiduidade.

  • Será feita uma avaliação das aprendizagens inicial (av. diagnóstica), ao longo da formação (av. contínua) e no final da formação (av. sumativa).

  • A Avaliação diagnóstica parte da observação e participação dos formandos em sala de formação nas primeiras sessões e/ou realização de um teste diagnóstico inicial.

  • A avaliação contínua passa essencialmente pelo acompanhamento da aprendizagem dos formandos através da correção dos exercícios, fichas de trabalho e outros trabalhos a desenvolver ao longo da ação.

  • A avaliação sumativa dos resultados da aprendizagem de cada participante será apurada tendo por base os resultados do teste de avaliação a aplicar no final da formação.

  • A avaliação de cada participante é traduzida numa nota final (média ponderada), que será o resultado da avaliação dos critérios definidos e da avaliação das aprendizagens (contínua e sumativa).

  • A avaliação sumativa é expressa nos resultados Com Aproveitamento ou Sem Aproveitamento, em função do formando ter ou não atingido os objetivos da formação expressa no mapa de avaliação dos formandos.

Certificação
  • Aos participantes será entregue um certificado de formação condicionado ao resultado da avaliação final e à assiduidade (esta deverá ser =/> 90%)

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