Curso co-financiado pelo
Curso
  • C8-A1_PCB - UFCD 9822 - Poupança - Conceitos Básicos (Vs0)
Duração
  • 25 horas
Horário
  • On-line
Forma de organização predominante
  • Formação a distância - E-learning (turma)
Objectivos Gerais:
  • Dotar os formandos com os princípios básicos de poupança, identificando produtos financeiros.

Objectivos Específicos:
  • - Reconhecer a importância da poupança relacionando-a com os objetivos da vida.
  • - Utilizar um conjunto de noções básicas de matemática financeira que apoiam a tomada de decisões financeiras.
  • - Relacionar remuneração e risco utilizando essa relação como ferramenta de auxílio nas decisões de aplicações de poupança.
  • - Identificar as características de alguns produtos financeiros onde a poupança pode ser aplicada.
  • - Identificar elementos de comparação dos produtos financeiros.

Metodologia formativa
  • No desenvolvimento do programa serão utilizados a seguinte triangulação de métodos: Afirmativo (exposição e/ou demostração); Interrogativo (realização de diálogos, argumentação); e ativo simulação, trabalho individual, projeto,), trabalhando, sempre que possível com dados dos candidatos participantes. Serão disponibilizados modelos e fichas trabalho aos formandos.

Metodologia de avaliação
  • Os formandos serão avaliados tendo em conta os critérios definidos na legislação: Portaria 230/2018 na sua atual redação, nomeadamente a participação, a motivação, a aquisição e aplicação de conhecimentos, a mobilização de competências em novos contextos, as relações interpessoais, o trabalho em equipa, a adaptação a uma nova tarefa, a pontualidade, a assiduidade.

  • Será feita uma avaliação das aprendizagens inicial (av. diagnóstica), ao longo da formação (av. contínua) e no final da formação (av. sumativa).

  • A Avaliação diagnóstica parte da observação e participação dos formandos em sala de formação nas primeiras sessões e/ou realização de um teste diagnóstico inicial.

  • A avaliação contínua passa essencialmente pelo acompanhamento da aprendizagem dos formandos através da correção dos exercícios, fichas de trabalho e outros trabalhos a desenvolver ao longo da ação.

  • A avaliação sumativa dos resultados da aprendizagem de cada participante será apurada tendo por base os resultados do teste de avaliação a aplicar no final da formação.

  • A avaliação de cada participante é traduzida numa nota final (média ponderada), que será o resultado da avaliação dos critérios definidos e da avaliação das aprendizagens (contínua e sumativa).

  • A avaliação sumativa é expressa nos resultados Com Aproveitamento ou Sem Aproveitamento, em função do formando ter ou não atingido os objetivos da formação expressa no mapa de avaliação dos formandos.

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