Curso
  • C9-A1_PFB - UFCD 9821 - Produtos Financeiros Básicos (Vs0)
Duração
  • 50 horas
Horário
  • On-line
Forma de organização predominante
  • Formação a distância - E-learning (turma)
Resumo do Conteúdo Programático
    • Depósitos à ordem vs. depósito a prazo

    • Remuneração e liquidez
    • Características dos depósitos a prazo: remuneração (conceitos de TANB, TANL, TANB média), reforços e mobilização
    • O fundo de garantia de depósito

    • Cartões bancários: cartões de débito, cartões de crédito, cartões de débito diferido, cartões mistos

    • Tipos de crédito bancário: crédito à habitação, crédito pessoal, crédito automóvel (clássico vs leasing), cartões de crédito, descobertos bancários

    • Principais características: regime de prestações, regime de taxa, crédito revolving
    • Conceitos: montante do crédito, prestação, taxa de juro (TAN), TAE e TAEG
    • Custos do crédito: juros, comissões, despesas, seguros e impostos

    • Tipos de seguros: automóvel (responsabilidade civil vs. danos próprios), acidentes de trabalho, incêndio, vida, saúde

    • Principais características: seguros obrigatórios vs seguros facultativos, coberturas, prémio, declaração do risco, participação do sinistro, regularização do sinistro (seguro automóvel), cessação do contrato
    • Conceitos: apólice, prémio, capital seguro, multirriscos, tomador do seguro vs segurado, franquia, período de carência, princípio indemnizatório, resgate, estorno; e no âmbito do seguro automóvel: carta verde, declaração amigável, certificado de tarifação, indemnização direta ao segurado

    • Tipos de produtos de investimento: ações, obrigações, fundos de investimento e fundos de pensões

    • Receção e execução de ordens
    • Registo e depósito de Valores Mobiliários
    • Consultoria para investimento

    • Contratação de serviços financeiros à distância: internet, telefone

    • Direitos e deveres do consumidor financeiro

    • Entidades reguladoras das instituições financeiras
    • Legislação de proteção dos consumidores de produtos e serviços financeiros
    • Direito a reclamar e formas de o fazer
    • Direito à informação pré-contratual, contratual e durante a vigência do contrato (e.g. Preçários, Fichas de Informação Normalizadas, minutas de contratos, cópias do contrato e extratos)
    • Dever de prestação de informação verdadeira e completa

    • A aquisição de produtos financeiros como um contrato entre a instituição financeira e o consumidor

    • Precaução contra a fraude

    • Instituições autorizadas a exercer a atividade
    • Fraudes mais comuns com produtos financeiros (e.g. phishing, notas falsas,
    • utilização indevida de cheques e cartões) e sinais a que deve estar atento
    • Proteção de dados pessoais e códigos
    • Entidades a que deve recorrer em caso de fraude ou de suspeita de fraude

Condições de acesso / Público-Alvo
  • Idade compreendida entre 18 e 65 anos.
Objectivos Gerais:
  • - Dotar os formandos de competências relativas a produtos financeiros

Objectivos Específicos:
  • - Distinguir entre depósitos à ordem e depósitos a prazo.
  • - Caraterizar a diferença entre cartões de débito e de crédito.
  • - Caraterizar os principais tipos de empréstimos comercializados pelas instituições de crédito para clientes particulares.
  • - Caracterizar os principais tipos de seguros.
  • - Identificar os direitos e deveres do consumidor financeiro.
  • - Caracterizar diversos tipos de fraude.

Metodologia formativa
  • No desenvolvimento do programa serão utilizados a seguinte triangulação de métodos: Afirmativo (exposição e/ou demostração); Interrogativo (realização de diálogos, argumentação); e ativo simulação, trabalho individual, projeto,), trabalhando, sempre que possível com dados dos candidatos participantes. Serão disponibilizados modelos e fichas trabalho aos formandos.

Metodologia de avaliação
  • Os formandos serão avaliados tendo em conta os critérios definidos na legislação: Portaria 230/2018 na sua atual redação, nomeadamente a participação, a motivação, a aquisição e aplicação de conhecimentos, a mobilização de competências em novos contextos, as relações interpessoais, o trabalho em equipa, a adaptação a uma nova tarefa, a pontualidade, a assiduidade.

  • Será feita uma avaliação das aprendizagens inicial (av. diagnóstica), ao longo da formação (av. contínua) e no final da formação (av. sumativa).

  • A Avaliação diagnóstica parte da observação e participação dos formandos em sala de formação nas primeiras sessões e/ou realização de um teste diagnóstico inicial.

  • A avaliação contínua passa essencialmente pelo acompanhamento da aprendizagem dos formandos através da correção dos exercícios, fichas de trabalho e outros trabalhos a desenvolver ao longo da ação.

  • A avaliação sumativa dos resultados da aprendizagem de cada participante será apurada tendo por base os resultados do teste de avaliação a aplicar no final da formação.

  • A avaliação de cada participante é traduzida numa nota final (média ponderada), que será o resultado da avaliação dos critérios definidos e da avaliação das aprendizagens (contínua e sumativa).

  • A avaliação sumativa é expressa nos resultados Com Aproveitamento ou Sem Aproveitamento, em função do formando ter ou não atingido os objetivos da formação expressa no mapa de avaliação dos formandos.

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