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Curso
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C9-A1_PFB - UFCD 9821 - Produtos Financeiros Básicos (Vs0)
Forma de organização predominante
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Formação a distância - E-learning (turma)
Resumo do Conteúdo Programático
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- Depósitos à ordem vs. depósito a prazo
- Remuneração e liquidez
- Características dos depósitos a prazo: remuneração (conceitos de TANB, TANL, TANB média), reforços e mobilização
- O fundo de garantia de depósito
- Cartões bancários: cartões de débito, cartões de crédito, cartões de débito diferido, cartões mistos
- Tipos de crédito bancário: crédito à habitação, crédito pessoal, crédito automóvel (clássico vs leasing), cartões de crédito, descobertos bancários
- Principais características: regime de prestações, regime de taxa, crédito revolving
- Conceitos: montante do crédito, prestação, taxa de juro (TAN), TAE e TAEG
- Custos do crédito: juros, comissões, despesas, seguros e impostos
- Tipos de seguros: automóvel (responsabilidade civil vs. danos próprios), acidentes de trabalho, incêndio, vida, saúde
- Principais características: seguros obrigatórios vs seguros facultativos, coberturas, prémio, declaração do risco, participação do sinistro, regularização do sinistro (seguro automóvel), cessação do contrato
- Conceitos: apólice, prémio, capital seguro, multirriscos, tomador do seguro vs segurado, franquia, período de carência, princípio indemnizatório, resgate, estorno; e no âmbito do seguro automóvel: carta verde, declaração amigável, certificado de tarifação, indemnização direta ao segurado
- Tipos de produtos de investimento: ações, obrigações, fundos de investimento e fundos de pensões
- Receção e execução de ordens
- Registo e depósito de Valores Mobiliários
- Consultoria para investimento
- Contratação de serviços financeiros à distância: internet, telefone
- Direitos e deveres do consumidor financeiro
- Entidades reguladoras das instituições financeiras
- Legislação de proteção dos consumidores de produtos e serviços financeiros
- Direito a reclamar e formas de o fazer
- Direito à informação pré-contratual, contratual e durante a vigência do contrato (e.g. Preçários, Fichas de Informação Normalizadas, minutas de contratos, cópias do contrato e extratos)
- Dever de prestação de informação verdadeira e completa
- A aquisição de produtos financeiros como um contrato entre a instituição financeira e o consumidor
- Precaução contra a fraude
- Instituições autorizadas a exercer a atividade
- Fraudes mais comuns com produtos financeiros (e.g. phishing, notas falsas,
- utilização indevida de cheques e cartões) e sinais a que deve estar atento
- Proteção de dados pessoais e códigos
- Entidades a que deve recorrer em caso de fraude ou de suspeita de fraude
Condições de acesso / Público-Alvo
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Idade compreendida entre 18 e 65 anos.
Objectivos Gerais:- - Dotar os formandos de competências relativas a produtos financeiros
Objectivos Específicos:- - Distinguir entre depósitos à ordem e depósitos a prazo.
- - Caraterizar a diferença entre cartões de débito e de crédito.
- - Caraterizar os principais tipos de empréstimos comercializados pelas instituições de crédito para clientes particulares.
- - Caracterizar os principais tipos de seguros.
- - Identificar os direitos e deveres do consumidor financeiro.
- - Caracterizar diversos tipos de fraude.
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