Curso co-financiado pelo
Curso
  • C4-A1-10746_SSTSEP_E - UFCD 10746 - Segurança e Saúde no Trabalho – Situações Epidémicas/Pandémicas (Vs0)
Duração
  • 25 horas
Horário
  • On-line
Forma de organização predominante
  • Formação a distância - E-learning (turma)
Objectivos Gerais:
  • Dotar os formandos com conhecimentos ao nível dos principais conceitos e diretrizes aplicáveis na gestão das situações epidémicas/pandémicas em contexto laboral pelos serviços de Segurança e Saúde no Trabalho.

Objectivos Específicos:
  • - Identificar o papel e funções do responsável na empresa/organização pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em situações de epidemias/pandemias no local de trabalho. - Reconhecer a importância das diretrizes internacionais, nacionais e regionais no quadro da prevenção e mitigação de epidemias/pandemias no local de trabalho e a necessidade do seu cumprimento legal.
  • - Apoiar os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na implementação do Plano de Contingência da organização/empresa, em articulação com as entidades e estruturas envolvidas e de acordo com o respetivo protocolo interno, assegurando a sua atualização e implementação. - Apoiar na gestão das medidas de prevenção e proteção dos trabalhadores, clientes e/ou fornecedores, garantindo o seu cumprimento em todas as fases de implementação do Plano de Contingência, designadamente na reabertura das atividades económicas.

Metodologia formativa
  • - No desenvolvimento do programa serão utilizados a seguinte triangulação de métodos: Afirmativo (exposição e/ou demostração); Interrogativo (realização de diálogos, argumentação); e ativo simulação, trabalho individual, projeto,), trabalhando, sempre que possível com dados dos candidatos participantes. Serão disponibilizados modelos e fichas trabalho aos formandos.
  • - A plataforma Microsoft Teams é muito simples de utilizar e permite que haja interatividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.

Metodologia de avaliação
  • Os formandos serão avaliados tendo em conta os critérios definidos na legislação: Portaria 230/2018 na sua atual redação, nomeadamente a participação, a motivação, a aquisição e aplicação de conhecimentos, a mobilização de competências em novos contextos, as relações interpessoais, o trabalho em equipa, a adaptação a uma nova tarefa, a pontualidade, a assiduidade. Será feita uma avaliação das aprendizagens inicial (av. diagnóstica), ao longo da formação (av. contínua) e no final da formação (av. sumativa).
  • A Avaliação diagnóstica parte da observação e participação dos formandos em sala de formação nas primeiras sessões e/ou realização de um teste diagnóstico inicial.
  • A avaliação contínua passa essencialmente pelo acompanhamento da aprendizagem dos formandos através da correção dos exercícios, fichas de trabalho e outros trabalhos a desenvolver ao longo da ação.
  • A avaliação sumativa dos resultados da aprendizagem de cada participante será apurada tendo por base os resultados do teste de avaliação a aplicar no final da formação. A avaliação de cada participante é traduzida numa nota final (média ponderada), que será o resultado da avaliação dos critérios definidos e da avaliação das aprendizagens (contínua e sumativa).
  • A avaliação sumativa é expressa nos resultados Com Aproveitamento ou Sem Aproveitamento, em função do formando ter ou não atingido os objetivos da formação expressa no mapa de avaliação dos formandos.

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